Vídeo: Formato de Awareness ou Performance?
- Vitor Miguel
- 13 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Muito se fala no mercado sobre a importância de se trabalhar com Vídeo, porém a dúvida é frequente, tiro essa verba do orçamento de awareness ou performance? Na minha visão, depende da estratégia e explico o motivo.

Realmente o formato de vídeo seja no youtube, social ou em sites com esse tipo de inventário cumprem muito bem o papel das camadas iniciais do funil de conversão como descoberta e consideração. Um vídeo bem-criado faz com que o consumidor conheça a marca ou produto, descubra a sua proposta de valor e passe a considerar, sendo um ótimo produto para essa etapa da jornada. Se a estratégia é essa desde o início da campanha os KPIs a serem analisados devem ser cobertura no target, VTR, CPV, taxa de view completo pois o objetivo de fato era a mensagem ser vista e compreendida.
Agora se o objetivo é performance, o pensamento tem que ser outro desde a criação do vídeo. É fundamental ter um call to action bem definido, uma condição atrativa e passar uma mensagem que agregue valor fazendo com que o consumidor realize a ação planejada como gerar um lead, comprar um produto ou baixar um app por exemplo. Todas essas ações geram KPI a serem analisados com CPL, CPA, CPI mas além dessas que digamos são as mais tradicionais, existem as métricas que serão cada vez mais importantes do Omnichannel. Através das campanhas, podemos medir quantas pessoas foram impactadas e que posteriormente foram até uma loja física, essa métrica é chamada de Store Visits. Também é possível saber a quantidade de usuários que foram impactos e que posteriormente compraram um produto na loja, essa métrica é chamada de Store Sales Direct. Existem muitas possibilidades para definir o sucesso de uma campanha, mas para isso é necessário planejamento e conhecimento técnico para realizar todas as integrações necessárias.
Voltando a pergunta inicial, vídeo é awareness ou performance? Na minha visão nem consigo fazer essa divisão pois tudo faz parte de uma jornada única do consumidor que quando bem integrada faz com que os resultados sejam mais expressivos. Performance é um mindset de evolução de resultados e todos os pontos de contato tem que ser otimizados para conseguirmos melhores taxas melhorando assim o todo.
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