Seja você mesmo sua própria inspiração!
- Vitor Miguel

- 19 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Texto Escrito para a coluna de Inspiração no Propmark no dia do Mídia

Algumas vezes, conversando com amigos de infância, é normal chegar ao assunto “lembranças do passado”: aquele tempo em que a grande obrigação era estudar e, após isso, no restante do tempo livre, jogar bola na praia, brincar de esconde-esconde na rua, jogar peão, empinar pipa e muitas outras brincadeiras que eram realizadas na época em que a tecnologia ainda não havia dominado tudo.
Evoluindo na linha do tempo, chegamos à faculdade e com ela todas as inseguranças do momento, afinal, temos que escolher algo que em alguns casos será a base do nosso futuro. Durante os quatro anos do curso de Publicidade e Propaganda que eu escolhi, vi diversos colegas de classe desistindo no meio do caminho e eu me sentia perdido pois parecia não me encontrar. No começo das aulas, meu grande interesse era em criação. Eu tinha o sonho de fazer propagandas que passassem na televisão. Posteriormente, fui aprendendo outras áreas e matérias, mas nenhuma me fascinou a ponto que eu pudesse definir realmente o caminho que eu gostaria de tomar para a minha vida profissional.
Passados os quatro anos, me formei e sempre tive comigo que seria fundamental sair de Santos e ir para São Paulo buscar melhores oportunidades. Com experiência de apenas um estágio no setor administrativo no currículo, tive muita dificuldade de arrumar o primeiro emprego e esse veio após quase um ano de procura. Virei um "faz-tudo" e comecei a ter um pouco de contato com campanhas digitais. Aqui foi o começo da primeira grande mudança da minha vida, pois aprendi a lidar com dificuldades e valorizar cada conquista. Nos primeiros anos de trabalho, eu demorava cerca de 2h30 de ônibus e metrô para chegar até o local de trabalho e o mesmo tempo para voltar para casa. Relembrando disso hoje em dia, vejo o quanto foi cansativo, mas logo me vem à mente: em qual ponto essa rotina difere da de milhares de brasileiros?
Após cinco anos de formado, tive a oportunidade de ter a minha primeira experiência na área de mídia em uma agência de publicidade, e ali foi um grande choque cultural. Conheci muitas pessoas com realidades diferentes da minha e percebi que eu precisava acelerar meu ritmo de aprendizado para conseguir me manter em um ambiente de trabalho tão competitivo. Aqui entra a segunda grande mudança, quando comecei a estudar em todo o tempo que tinha disponível, para adquirir um conhecimento suficiente que permitisse melhorar meu desempenho no trabalho. Por meses, cheguei mais cedo e saí mais tarde, além de reservar horas no fim de semana para revisar campanhas, fazer análises e aprender mais sobre mídia.
Por fim, a terceira grande mudança veio em 2018, quando fui convidado para fazer a minha primeira apresentação e falar sobre a minha área de trabalho. No início, um mix de ansiedade e nervosismo, mas após a apresentação percebi o quanto esse conhecimento que passei pode ser valioso para pessoas que estão começando a vida profissional ou estão em transição de carreira. De lá para cá, fiz apresentações gratuitas em faculdades, eventos e comecei a dar aula, sempre com o intuito de ajudar o próximo, pois sei bem o quanto toda jornada é difícil e meu intuito é conseguir facilitá-la, compartilhando um pouco de tempo e conhecimento.
Atualmente, o que me inspira são pessoas que, apesar de todas as dificuldades, estão com sorriso no rosto e, ao invés de reclamar, simplesmente agradecem e vão à luta. Nenhum caminho é fácil, todas as pessoas estão sujeitas a passar por momentos difíceis, mas a inspiração para seguir muitas vezes é encontrada no espelho, com uma simples lembrança sobre tudo que já foi superado para chegar até o ponto em que estamos hoje.
Performance é melhorar um processo e/ou o desempenho, cada um no seu tempo, sem competições. Então em dias mais difíceis seja você mesmo a sua própria inspiração.
.png)






Comentários