O que é performance?
- Vitor Miguel
- 31 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

Para responder essa pergunta, primeiro vamos quebrar alguns "tabus". O mercado de agências em sua maioria associa performance a área de mídia mídia e mais do que isso, associam performance a ações de final de funil como search, lead ad, retargeting e uma análise apenas do último ponto de contato, o famoso last click. Na minha visão performance é muito mais do que isso. "Performance é um mindset para evolução de desempenho."
Quem acompanha o mercado deve ter percebido o crescimento dos profissionais de performance e até parece que isso é algo novo no mercado ou nas nossas vidas. Performance sempre esteve nas nossas vidas e muitas vezes não percebemos. Performance pode estar na academia quando temos o objetivo de perder medidas, ganhar massa muscular ou correr um distancia maior. Para atingir esses objetivos precisamos realizar um planejamento, acompanhar a evolução e ter um crescimento gradual, esse processo faz parte de um mindset de crescimento e por consequência de performance.
Analisando a jornada do consumidor é possível perceber que existem vários pontos de contato e dentro deles muitas variáveis podem afetar os resultados e aqui posso citar alguns deles: Variáveis mercadológicas, comunicação sem assertividade, tempo de entrega, preço e/ou condição dos produtos ou serviços, tempo de entrega, usabilidade das plataformas e aqui poderia incluir mais dezenas de fatores. Dado todas essas variáveis, por qual motivo performance ainda é atrelada somente a área de mídia pela maioria do mercado?
Performance é um mindeset que precisa ser difundido em todas áreas e no futuro somente equipes ou as famosas "squads" multidisciplinares sobreviverão, pois serão capazes de mapear, analisar e otimizar todas as etapas da jornada do consumidor e traçar estratégias para otimizar todos os steps.
Comentarios