Neuromarketing: Você deveria aprender mais sobre.
- Vitor Miguel

- 26 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jul. de 2023
Não acho que todos os profissionais devem ser especialistas em neuromarketing até porque é uma ciência que requer anos de estudo e prática, mas acredito que todos devem ter o mínimo conhecimento do que ser trata e principalmente, todos devem acreditar nos efeitos dessa ciência e sempre que possui consultar especialistas.

Sem aprofundar em conceitos teóricos, nosso cérebro é divido em três partes: Neocortex. límbico e reptiliano. O neocortex é responsável pela razão, límbico responde pelas nossas emoções e o reptiliano trabalha com nossos instintos que podem ser transformados em hábitos. Essa parte do cérebro é responsável por mais de 80% das tarefas que realizamos no nosso dia a dia, inclusive as compras. Se você acha que todas as suas compras foram feitas de forma racional, ou seja neocortex você está tremendamente enganado.
As principais empresas do mercado entendem perfeitamente o funcionamento de cada parte do cérebro e criam ações e táticas especificas para isso. Um exemplo que muitos já devem ter visto mas não entendem o motivo. Muitas marcas utilizam personalidades na propagandas para vender seus produtos. Já perceberam que a marca normalmente aparecem próximos aos rostos das personalidades? Isso acontece pois o nosso cérebro reptiliano, o mais primitivo de de todos, por instinto nos faz procurar o rosto da "mãe", então sempre olhamos primeiro para o rosto e depois para o restante e lá estão as marcas bem ao lado do rosto das personalidades.
Outra técnica é a que Apple e Samsung fazem a cada seis meses, gerindo o nosso ciclo de compra "brincando" com nossa insatisfação e desejo. O lançamento do novo celular com todas as melhores tecnologias gera o desejo, pois todos nós "queremos" ter um celular com capacidade de zoom para tirar uma foto da lua para tirar nossas selfies em casa, então compramos o produtivo liberando dopamina, que pode ser vinculada ao prazer e felicidade de ter adquirido esse bem. Após menos de um ano as marcas lançam uma nova versão do celular com tecnologias ainda melhores e quem acabou de comprar fica insatisfeito mas ao mesmo tempo queremos ter a tecnologia mais avançada gerando assim um novo ciclo de desejo.
Duas técnicas da infinidade de possibilidades que o neuromarketing possui e acredito que ter o mínimo conhecimento dessa ciência pode ajudar muito todos os profissionais, afinal entender o funcionamento do cérebro é fundamental dado que o consumidor sempre será o centro de tudo.
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