3 Métricas de Sucesso para o Marketing Digital
- Vitor Miguel

- 28 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de fev. de 2024
Trabalhar com Marketing Digital, otimizar campanhas e atingir os objetivos de vendas não é uma tarefa fácil, mas para ajudar vou falar sobre três KPIs
superimportantes que você deve sempre acompanhar, CPC, Taxa de Conversão e Ticket Médio.

Custo por Clique, o famoso CPC é um KPI que muitos otimizam da forma errada, afinal muito buscam reduzir o CPC, mas quem foi que disse que CPC baixo é sinônimo de performance? Sempre deve ser analisado caso a caso, mas é comum acontecer das palavras e/ou segmentações com CPC mais elevado possuírem boa performance, afinal estamos levando um público mais qualificado para o site e com maior probabilidade de realizar uma ação de conversão. A forma correta de otimizar o CPC é buscando reduzir os custos, mas sem afetar a performance e isso é feito pouco a pouco e sempre com cautela para analisar os dados.
Taxa de Conversão na minha visão é a principal métrica, porém para conseguir otimizar temos que levar em consideração diversos fatores como comunicação trabalhada, segmentação, canais de mídia, preço, condição, usabilidade do site entre outros fatores. Todos os fatores pontuados afetam a taxa de conversão e devem ser analisados para obtermos melhores resultados. Um grande tabu que cai depois que aprendemos a olhar todos esses pontos é que para vender mais não é necessário trazer mais visitas, para vender mais é necessário entender toda jornada e otimizar cada detalhe.
Por fim o Ticket Médio, muitas vezes o atingimento das metas passa por aumentar o valor médio do carrinho de compras e para isso podemos pensar em estratégias de recomendação de produtos similares e complementares. Quem já reparou na frase, “Quem comprou esse, também levou...”, aqui é uma típica estratégia para aumentar o valor da nossa compra.
Trabalhar com Marketing Digital requer muito estudo, para atingir os resultados precisamos muitos mais do que apenas ativar campanhas nos principais players do mercado, é necessário acompanhar a jornada do consumidor, mapear as deficiências e otimizar cada detalhe, essa pelo menos é a única forma que conheço.
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