Love Brands e o gerenciamento do ciclo de compra do consumidor.
- Vitor Miguel
- 21 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Recentemente foi anunciada a chegada do Iphone 13 e com ele aparecem dúvidas que os especialistas sabem responder, mas tenho certeza de que mais de 80% dos consumidores não sabem. De fato, qual a diferença do modelo novo para o modelo anterior? A câmera é melhor ou apenas mudou de posição? E o processador? Espaço interno, aplicativos, atualização do IOs, enfim existem diversas dúvidas que muitos de nós meros consumidores não saberemos responder, mas independente disso posso apostar que muitos já estão interessados em adquirir o novo modelo e de preferência sendo um dos primeiros do ciclo de relacionamento.

Estudando Neuromarketing aprendemos que o Neocortex é a parte do cérebro responsável pela razão, se a compra do novo modelo for completamente racional os consumidores farão perguntas como: Preciso de um novo modelo nesse momento? Tenho dinheiro para pagar sem me apertar? Terei algum ganho de eficiência comprando o modelo novo? E mais diversas outras perguntas que com certeza a maioria dos consumidores não se faz antes de comprar um novo Iphone.
A compra de um Iphone está muito relacionada ao status e todo o valor que é agregado que é transpassado a quem possui o produto como, bem-sucedido (a), tecnológico, descolado, bem-informado, moderno, entre outros. Esses valores alinhados com a sensação de “poder” comprar liberam dopamina, que é o hormônio do prazer, trazendo uma sensação enorme de bem-estar e felicidade. A Apple assim como outras love brands sabem perfeitamente o nosso comportamento e através disso conseguem gerenciar o nosso ciclo de compra lançando novos produtos com pequenas atualizações em um curto espaço de tempo.
Você deve estar se perguntando agora como isso é feito, certo? Isso é feito gerando insatisfação nos consumidores através de features que foram melhoradas na versão lançada. A comunicação trabalhada é sempre evidenciando o que foi melhorado, seja uma câmera com mais zoom e maiores possibilidades de tirar fotos perfeitas para postar nas redes sociais, bateria que dura o dia inteiro ou novas possibilidades compatíveis apenas com versão mais recente do sistema operacional. O cérebro humano é programado para fazer comparações então o efeito dessa comunicação cai como uma bomba no nosso psicológico nos fazendo comprar uma nova versão que promete ter a melhor câmera do mercado e uma duração maior de bateria.
As marcas usam o gerenciamento do ciclo de compra para aumentarem o faturamento e continuarem sempre gerando o desejo nos consumidores. Apesar de existirem bilhões de potenciais clientes no mundo a venda de celulares é finita, então o lançamento de novos modelos e/ou atualizações é uma forma de gerar novo interesse e por consequência novas vendas para as mesmas pessoas.
Entender o consumidor é fundamental para traçar estratégias que façam sentido durante toda a jornada do consumidor, desde a descoberta, geração de interesses até a conversão. Cada etapa é fundamental e se a Apple obtém sucesso na maioria de seus lançamentos é fruto de muito estudo, dados e paixão pelos detalhes, pois essa é única forma de ter performance.
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