Entender o Consumidor é valorizar as suas particularidades
- Vitor Miguel

- 24 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jul. de 2023
A frase o Consumidor é o centro de tudo é muito famosa no meio publicitário, porém poucas marcas de fato conhecem o seu público e realizam uma jornada personalizada. As possíveis segmentações na mídia são um caminho para se iniciar a personalização, mas muitas marcas param por aí. Todos os pontos de contato da jornada do consumidor podem ser analisados e personalizados, vamos a um checklist:
- O criativo da mídia foi pensado para atender cada perfil do consumidor?
- O direcionamento para site será o mesmo para todos?
- E o que conteúdo visto, todo os consumidores têm a mesma necessidade?
Essas são algumas perguntas iniciais e importantes quando vamos pensar em personalização de jornadas e com base nela surgem outras tantas. É impossível tomar a decisão correta sem testar por isso é importante ter um apoio de ferramentas e uma metodologia bem definida de testes A/B.

Existem ferramentas no mercado como Google Optimize , Adobe Target e outras que possibilitam a personalização dos sites por audiências e diversas outras estratégias criadas. Para citar um exemplo, a Netshoes anos atrás perguntava qual é o time do coração de cada usuário e através dessa resposta personalizava o seu site. Um santista poderia entrar na página inicial e ver artigos do Santos e um flamenguista poderia entrar ao mesmo tempo no site e ver em destaque artigos do Flamengo, isso é personalização de conteúdo com base no entendimento do consumidor, digamos que básico, as possibilidades são inúmeras.
Em um mercado cada vez mais competitivo cada detalhe é importante. Proporcionar a melhor experiência possível para os consumidores é a obrigação de todos os profissionais de marketing, porém para isso é necessário muito estudo, análise de dados e vontade de ir além.
.png)






Comentários