Como medir a eficiência dos times?
- Vitor Miguel

- 20 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jul. de 2023
Como é medida a eficiência de agências e/ou equipes? Muitas vezes o parâmetro de comparação é a volumetria de campanhas, quanto mais conseguem ativar durante o ano mais eficientes foram. Será mesmo?

“Behind the scenes”, quanto mais aberta é a campanha mais simples é a operação. Realizar uma ativação trabalhando com segmentações geográficas e demográficas é simples pois requer uma estrutura sem grandes quebras. Se esse de fato for o objetivo do cliente ótimo, mais uma campanha no ar, mas será que o resultado do cliente será alcançado? Será possível acompanhar alteração nas métricas de negócio do cliente?
O pensamento de performance está em olhar cada detalhe, então ponto de destino dos anúncios é avaliado, as peças verificadas e pensadas de acordo com o target, as quebras de segmentações são feitas para possibilitar a medição adequada de resultados, podem ser criados parâmetros personalizados para cruzar com vendas no CRM e após a ativação tudo é acompanhado em D-1 para realizar otimizações necessárias para garantir a melhor entrega de resultados.
Campanhas superficiais vão para rua e se baseiam muitas vezes em métricas de vaidade com milhões e algumas vezes até bilhões de impressões, muitos cliques e/ou views, mas ao final sempre vem a pergunta. Qual foi o ponteiro que essa campanha moveu dentro do cliente? Se essa pergunta não tem resposta a campanha perdeu o sentido, pelo menos na minha visão.
Mover o ponteiro de negócios do cliente deve ser o objetivo de toda campanha, mas para isso é necessário ter profundidade, acompanhar os detalhes e tomar decisão com base em dados. Para alcançar esse objetivo é fundamental ter uma equipe analítica, com pensamento crítico e profundidade técnica e essas questões levam tempo, ai a pergunta que fica é, vale mais a pena ter 10 campanhas sem profundidade ou um número menor com detalhamento e profundidade suficientes para gerar, medir e otimizar resultados?
Tenho minha opinião, mas esse texto é apenas para colocar uma “pulguinha” atrás da orelha para evitar decisões precipitadas em cima de uma volumetria que nem sempre reflete a realidade.
A decisão é de vocês!
.png)






Comentários