Black Friday: Planejamento além da Mídia.
- Vitor Miguel
- 5 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Na última sexta-feira de Novembro acontecerá a famosa Black Friday, data aguardada ansiosamente pelos consumidores e varejistas. Os consumidores aguardam, pois, querem comprar os produtos tão desejados com descontos e/ou condições especiais para a data, já os varejistas, muitos deles vendem em apenas um dia mais do que o restante do mês inteiro, por isso essa data é tão importante para o varejo brasileiro e mundial.

Dado a importância da data é normal que os planejamentos para o mês sejam mais agressivos em termos de investimento, afinal todos querem mostrar suas ofertas e condições especiais para os consumidores, mas será que apenas muito dinheiro e um plano de mídia bem-feito bastam? A resposta é clara, NÃO!
Todo mundo gosta de comprar um produto em oferta, mas se fosse apenas isso a empresa que conseguisse sangrar mais a sua margem levaria a venda, temos outros fatores decisivos para escolha de compra do consumidor como, valor do frete e tempo de entrega, além disso as marcas precisam ter um excelente controle de estoque.
Muitas vendas são perdidas quando o valor do frete é apresentado e essa ponto que parece simples envolve muito trabalho de equipes especializadas para conseguir equalizar contas para baratear o frete ou torná-lo grátis em algumas regiões. Quem acompanha o mercado sabe que a grande disputa do momento é a busca por novos Centros de Distribuição para conseguir realizar a entrega com custo cada vez menor e mais rápida. Esse ponto sobre velocidade da entrega também é determinante, afinal nós consumidores somos seres ansiosos e quando compramos um produto queremos utilizá-lo o mais rápido possível. Dado essa nossa necessidade algumas vezes aceitamos pagar um pouco mais caro pelo mesmo produto, mas em uma loja que possa realizar a entrega mais rápida. Chegando ao controle de estoque, vamos ao seguinte exemplo. Você desejou o ano inteiro um celular, na Black Friday você acessa o site que está anunciando o produto, faz o cadastro e no momento de finalizar a compra recebe a informação que o modelo não está mais em estoque. Como você se sentiria? Muito provavelmente essa frustração te faria nunca mais comprar nessa loja. Uma compra não é apenas uma transação entre uma pessoa e uma empresa é o início de um relacionamento ou em casos como esse o fim.
O planejamento do Black Friday tem que ser feito com meses de antecedência são muitos detalhes que precisam ser pensados e analisados para que o resultado ao final seja satisfatório. Mídia é importante, mas não faz milagres.
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