top of page

3 Tendências para Ecommerce em 2022

Antes de falar de tendências vou passar dois dados que talvez você ainda não saiba.

Em 2021 as vendas no Ecommerce superaram as vendas dos Shoppings. Segundo estudo realizado pela gestora Canuma Capital, as vendas online atingiram R$ 260 bilhões, enquanto as realizadas nos Shoppings R$ 175 bilhões. Outro dado relevante é que as vendas no ecommerce através do celular, o chamado M-Commerce, continua crescendo e já representa 60% do total com previsão de atingir 75% das compras, segundo estudo da America Market Intelligence. Esses dados mostram com clareza uma mudança no comportamento do consumidor que foi impulsionado pela pandemia mas com certeza se tornará algo permanente na vida de todos.


As tendências para esse ano não evolvem evoluções tecnológicas mas sim um entendimento cada vez maior do consumidor para que suas necessidades sejam atendidas pelas marcas, dessas nesse momento destaco três. Omnichannel, Voice Commerce e Velocidade de Entrega.


Omnichannel não é um termo novo para quem acompanha assuntos relacionados a marketing, mas para quem não é vou explicar de forma resumida. Omnichannel é o trabalho integrado de todos os canais de atendimento em prol da experiência da jornada do consumidor. A imagem abaixo exemplifica bem o conceito.

O conceito é simples mas na prática quantas empresas você conhece que trabalha dessa forma? A integração tecnológica para que isso possa acontecer é complexa. O intuito desse conceito é sempre tratar o consumidor da mesma maneira independente do canal de contato escolhido. Dando um exemplo, o usuário iniciou um processo de compra em uma loja, conversou no chat através do site, tirou dúvidas e praticamente escolheu o seu produto. Dias após passou no ponto físico dessa mesma loja e gostaria de concluir a compra, se todo o conceito funcionou bem, deveria apenas passar algum dado para que o atendente possa puxar os dados e seguir o atendimento de onde foi paralisado no chat. O que acontece a maioria das vezes é que o atendente da loja não tem conhecimento do que foi falado anteriormente no chat e o atendimento se inicia praticamente do zero ferindo a experiência do consumidor.


Voice Commerce também é uma tendência e os principais varejistas estão trabalhando para essa nova realidade. A popularização dos assistentes de voz como Alexa é um caminho nessa direção, através do aparelho é possível criar listas de compras e já é integrada com o Ifood. Ainda existe um longo caminho a ser percorrido e como tudo essa transição da compra por texto e a compra por voz será gradual. Outro fator dentro desse tema é a questão da inclusão de analfabetos no processo de compra. O último dado de IBGE, o último dado mostra que 11,5 milhões de brasileiros acima dos 15 anos não saibam ler e nem escrever, O Voice commerce pode ajudar na experiência de compra online dessa parcela importante da população.


Velocidade de entrega é fator determinante para decisão de compra e isso está transformando a cadeia logística no Brasil e no Mundo. Temos o mercado livre entregando produtos em 1 dia, Americanas com entrega de até 3h em alguns produtos e regiões, Daki, um dos novos unicórnios brasileiros com a proposta de valor de realizar entregas em 15 minutos, Ifood com testes de entregas através de drones. Os consumidores querem receber seus produtos cada vez mais rápido e as empresas estão se movimentando para isso.


As três tendencias que explorei no texto não envolvem inovações tecnológicas mas estão acompanhando as mudanças do comportamento de consumo e a aceleração da digitalização provocada pela pandemia. Acredito que as empresas que não se atentarem as mudanças estarão fadadas ao fracasso em pouquíssimo tempo.

 
 
 

Commentaires


© 2021 por Vitor Miguel. 

  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
bottom of page